Abandonar multitarefa é importante para produtividade

Executar várias tarefas ao mesmo tempo aparenta uma maior agilidade e versatilidade, no entanto, não é isso o que de fato potencializa a produtividade em um trabalho ou alguma outra atividade. Se manter focado em uma única ação é essencial para terminá-la de forma mais competente, é preciso ter uma postura que termine com o hábito de dividir a atenção com outras tarefas.

O Mindfulness entra para auxiliar quem pretende se organizar para obter maiores resultados, para isso é necessário ordenar as tarefas em uma lista de prioridades, colocando o foco totalmente nelas até o momento em que sejam finalizadas e progressivamente começar a próxima atividade.

Ser multitarefa não é vantajoso para nenhum profissional, pesquisas comprovam que fazer várias funções ao mesmo tempo não é benéfico para a produtividade e que o cérebro não trabalha dessa maneira, pois precisa se concentrar em uma atividade por vez. Quando uma ação é interrompida por outra, existe um tempo de recuperação do foco que provoca um atraso no desempenho de qualquer pessoa.

O descanso é tão importante para a criatividade e a produtividade quanto o esforço, então a cada 50 minutos é recomendável uma pausa de 10 minutos para dispersar os pensamentos. A preferência é um lugar tranquilo que tenha silêncio, desacelerar por esse tempo é uma forma de voltar mais eficiente e disposto às atividades do trabalho.

Pela manhã os níveis de produtividade estão maiores, por isso, é bom aproveitar esse período para ser o mais eficiente que puder, o que influenciará o desempenho das próximas tarefas pelo resto do dia. Para algumas pessoas esse tempo de produtividade é mais proveitoso na madrugada, em ambos casos, é importante evitar e-mails, notificações e outras tarefas que estão na lista das tarefa atual.

Caso alguma interferência aconteça é necessário ser o mais preciso possível para voltar a terminar a atividade que havia sido iniciada. O ideal é manter o foco em uma única tarefa.

Quem está acostumado a se dividir entre diversas ocupações ao mesmo tempo precisa começar a mudar esse hábito. Toda mudança exige um esforço e tempo, aos poucos o progresso e o resultados aparecerão.

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.