Segundo a 8ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos empreendimentos registraram, em agosto, o menor nível de inadimplência dos últimos quatro anos — desde abril de 2020.
“De acordo com o levantamento, 20% dos empreendedores ouvidos estão com dívidas/empréstimos em atraso, o que confirma uma melhora significativa do quadro de inadimplência de pequenos negócios no país”, informou a reportagem da Agência Sebrae de Notícias (ASN) sobre o assunto, que foi publicada no último dia 11 de outubro. Em maio de 2020, essa proporção chegou a 40%, lembrou a entidade.
Também segundo o que apontou o estudo do Sebrae, 30% das pequenas empresas registraram melhora no faturamento de agosto deste ano em comparação com agosto do ano passado — o que se trata do melhor resultado em pouco mais de um ano.
Ainda, “cerca de 60% dos donos de pequenos negócios ouvidos pelo Sebrae estão entusiasmados com o futuro”, reportou a ASN. “Ao mesmo tempo, caiu a proporção dos empreendedores que ainda se mostram ‘preocupados com o que está por vir’”, acrescentou o canal de notícias.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas se trata de uma entidade privada “que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas — aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões”, explica o portal institucional da entidade.
Ainda conforme o que esclarece a página online, “as soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio, até as pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado”. A entidade também atende “o indivíduo que busca construir seu projeto de vida desenvolvendo suas competências empreendedoras desde a sua infância”, complementa.