Reputação da empresa exige boas práticas empresariais

 

A imagem que uma empresa mantém no mercado pode trazer bons resultados. Para melhorar as possibilidades de ser conhecida como uma empresa que tem um trabalho sólido é importante estar atento a algumas ações.

Para conseguir novas oportunidades é essencial ter uma boa fama, ainda mais em tempo de crise. Nem sempre para atingir uma organização a crise tem que ser generalizada, existem outras formas de causar uma instabilidade que não está diretamente relacionada com a economia, como denúncias de más postura, corrupção, danos ambientais, entre outros casos. Neste caso, seria imprescindível ter uma boa reputação e mantê-la com boas práticas no meio empresarial.

Os benefícios de uma boa reputação são vários, entre eles estão um maior acesso ao mercado, um maior número de vendas, aumento do valor de mercado e menos custos nos empréstimos. Segundo informações de uma pesquisa feita em 2014 pelo Reputation Institute, 85% dos consumidores confirmaram que poderiam pagar um valor maior em produtos de uma empresa que tivesse uma boa fama.

Considerando a importância de ter uma boa reputação, é essencial estar atento a alguns procedimentos que precisam ser levados em conta como uma boa gestão e processos de governança estruturados.

O investimento na governança corporativa é uma forma de garantir uma melhor imagem da empresa, através dela são aplicados um conjunto de mecanismos que asseguram uma postura que esteja sempre alinhada aos interesses dos acionistas.

Quando se tem uma boa governança, é natural que o valor agregado de marca e mercado seja maior, assim haverá uma maior facilidade no momento de obter um capital com um custo menor.

A continuidade da organização e o seu avanço são frequentemente motivos para um maior desempenho dentro da empresa. Para conseguir uma boa reputação se deve investir em alguns princípios básicos.

A transparência que a empresa disponibiliza de suas informações é um aspecto a ser considerado. Obedecer às normas e regulamentações é importante assim como a publicação de informações que são do interesse do público e também dos stakeholders.

Outro ponto forte para uma boa reputação é o tratamento com os profissionais que deve ter uma equidade. Todos os profissionais não podem sofrer nenhum tipo de discriminação, esse ponto é fundamental para a boa imagem de uma empresa.